domingo, fevereiro 15, 2004

Código a descoberto


A Microsoft confirmou que partes do código fonte do seu sistema operativo Windows circula pela Internet.
Esta notícia provocou algum alarme, pois poderá colocar a nu algumas vulnerabilidades do sistema operativo e comprometer ainda mais a segurança de todas as empresas que baseiam os seus sistema no Windows. Alguns receiam que, fruto desta revelação, uma onda de novos vírus surgirão nos próximos meses.
Tudo isto a mim me parece desconcertante e até algo mirabolante. O Linux, com que eu trabalho, tem desde sempre o seu código fonte aberto e nem por isso é mais vulnerável que o sistema da Microsoft, muito pelo contrário. Não tenho grandes preocupações com vírus e, neste sistema, nunca sofri quaisquer danos com isso. Muitos servidores web funcionam debaixo de Linux e aguentam-se lindamente...
É certo que a Microsoft sempre guardou o seu código fonte a sete chaves e, como tal, não deixaria de ser uma notícia sensacional a revelação de partes deste segredo.
Mas os adeptos das teorias da conspiração já têm várias explicações para este facto. Alguns suspeitam que esta fuga fez parte de uma estratégia deliberada pela Microsoft para, daqui a uns meses, começar a processar aqueles que copiem partes do seu código: nomeadamente, alguns programadores de Linux que queiram compatibilizar os dois sistemas.
Outros suspeitam que a Microsoft tem programadores a trabalhar na comunidade 'open source' para contaminar alguns destes projectos com código do Windows...
Há também aqueles que defendem que isto será o princípio do fim da Microsoft que não resistirá a uma análise profunda do seu sistema já velho e cheio de protecções e falhas deliberadamente colocadas pela empresa de Bill Gates.

Sem comentários: