quarta-feira, fevereiro 18, 2004

Bibliotecas públicas


Muita da minha formação e dos intermináveis momentos de prazer da minha juventude são devidos à Biblioteca Pública e, mais concretamente, à Fundação Gulbenkian.
Fiquei muito surpreendido com o movimento que está a surgir em Espanha contra o pagamento de uma quantia pelos livros que são emprestados pelas Bibliotecas. O pagamento pela leitura(?), empréstimo(?) (ainda não entendi muito bem) parece dever-se a uma directiva comunitária, supostamente para proteger os direitos de autor.
A ser assim, esta medida não tardará a chegar a Portugal. E se os nossos índices de leitura são já paupérrimos, o que não será quando os adolescentes tiverem de pagar para a leitura domiciliária.
Quantos de nós, que gostamos de ler, não devemos este gosto pela leitura às bibliotecas?
Caso não tivéssemos acesso à leitura, por este meio, provavelmente hoje não seríamos leitores e compradores quase compulsivos de livros!
Daí que esta medida, supostamente para defender editores e autores, me pareça o mais estúpido ataque à cultura e à leitura. E a prazo, quem vai sofrer com isso são justamente os editores e autores, que estão a atirar pedras para o seu próprio telhado.
É daquelas medidas imediatistas e de vistas curtas, tão típicas da actualidade...

Sem comentários: