terça-feira, novembro 25, 2003

Lebensborn


Aqui há tempos, numa das minhas deambulações pelos canais da TV Cabo, parei no “Odisseia”. Estava a passar um documentário sobre a Lebensborn.
Este foi mais um dos mirabolantes e tenebrosos projectos de Himmler para prosseguir a sua política de eugenia.
Vulgarmente, a ideia propalada sobre a Lebensborn é que esta era uma instituição de reprodução compulsiva, ou um sub-género de bordel dos SS com fins reprodutivos.

Teoricamente, era apenas uma organização destinada a dar assistência às mães e especialmente às mães solteiras que tinham filhos das elites raciais, principalmente de homens das SS.
Estas maternidades eram muito bem equipadas e espalhavam-se não só pela Alemanha, mas também pela Noruega, Bélgica e França.
As mães antes de serem admitidas eram submetidas a uma rigorosa selecção, de acordo com as suas credenciais étnicas e eugénicas. O mesmo era feito em relação ao pai da criança.
A partir do início da guerra, estas maternidades passaram a ser usadas para crianças raptadas ou órfãs, desde que correspondessem aos ‘padrões de qualidade’ racial.
No documentário, entrevistaram alguns ‘filhos’ da Lebensborn. Muitos deles acabaram por ser discriminados e maltratados no pós-guerra, na Alemanha e muito especialmente na Noruega!

Mais informações em:
http://www.us-israel.org/jsource/Holocaust/Lebensborn.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Lebensborn

Sem comentários: