sexta-feira, novembro 14, 2003

Kasparov vs X3D Fritz


Acompanho sempre com grande entusiasmo estes duelos entre o Homem e a Máquina. A experiência recente diz-me que os interesses comerciais são mais fortes do que a competição propriamente dita. Assim, vaticino que, apesar da derrota que Kasparov sofreu ontem, o resultado vai terminar invariavelmente empatado, para satisfação dos vários interesses em jogo.
De qualquer das formas, a partida de ontem foi ilustrativa de como a prazo as máquinas serão completamente imbatíveis no Xadrez. Não porque consigam resolver o problema integral do xadrez. Ou seja, com a tecnologia actual é impossível prever todos os lances, estes são mais do que os átomos do universo. No entanto, os algorítmos dos programas actuais tornaram-se de tal forma aperfeiçoados que conciliam a vantagem de um imenso processamento de cálculo com um fino jogo estratégico, até há pouco tempo o calcanhar de Aquiles dos computadores.
Kasparov surpreendeu-se com o facto da máquina não procurar gulosamente a vantagem material em alguns lances da última partida. O que já não foi surpreendente foi a forma implacável como esta não perdoou o flagrante erro do movimento da torre ao lance 32, por parte de Kasparov, deixando a torre desprotegida, perdendo de imediato um peão.


Nesta posição, Kasparov joga a torre para g7. Seguiu-se 33.Txe5!

A máquina não se cansa, joga sempre ao mesmo nível do primeiro ao último lance. Isto o ser humano não é capaz. Durante mais algum tempo ainda se vai manter a ilusão de que o jogo do Homem é superior ao da máquina, mas o desfecho final é inelutável.

Sem comentários: