terça-feira, dezembro 02, 2003

Coluna de Trajano



No post sobre a tapeçaria de Bayeux, fez-se aqui referência à coluna de Trajano.
Para aqueles menos familiarizados com a arte, informa-se que esta coluna foi erigida entre os anos 106 a 113, para celebrar as vitórias de Trajano sobre os Dácios (a Dácia corresponde sensivelmente à actual Roménia). Esta coluna tem mais de 37 m de altura e está toda esculpida de baixos-relevos, dispostos em espiral. Estes baixos-relevos narram a história das Guerras Dácias. Caso esta coluna fosse revestida de pano (como a tapeçaria de Bayeux) este, desenrolado, teria cerca de 200m de comprimento.

As cenas representadas destacam aspectos geográficos, logísticos e políticos da campanha e impôs ao escultor difíceis exigências técnicas. Como não possuía inscrições explicativas, a descrição visual tinha de ser tão explícita quanto possível; a continuidade visual tinha de ser mantida sem que a coerência interna de cada cena fosse destruída; a profundidade efectiva do talhe não poderia ser grande - um relevo marcado projectaria sombras que tornariam as cenas ilegíveis de baixo.
A fim de resolver estes problemas com êxito, o escultor sacrificou a profundidade espacial. A paisagem e a arquitectura ficaram reduzidos a "cenários" abreviados e o campo sobre o qual se encontram as figuras está inclinado para cima.

Para saber mais:
http://cheiron.humanities.mcmaster.ca/~trajan/
Janson, H.W., História de Arte, Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários: