Puebla_Sanabria_Rua06
Originally uploaded by VR2006
PUEBLA DE SANABRIA (Espanha)
VILA REAL (Portugal): Palácio Mateus.
O edifício barroco é da primeira metade do século XVIII. Foi mandado construír por António José Álvares Botelho Mourão, terceiro morgado de Mateus. O projecto é atribuído ao arquitecto italiano Nicolau Nasoni.
SINTRA (Portugal): Vista do alto do Palácio Nacional da Pena.
SANTANDER (Espanha): Catedral de Santander. A actual Catedral (Catedral de Nossa Senhora de Assunção) está formada por duas igrejas sobrepostas de estilo gótico. A inferior foi construída no primeiro terço do século XIII e a outra nos restantes anos do mesmo século. Grande parte teve de ser reconstruída depois do grande incêndio de 1941.
ALCOBAÇA (Portugal): Dormitório do Mosteiro de Alcobaça.
O dormitório medieval era um espaço único, ficava virado a Este, para ter sol logo de manhã, os catres estavam separados por divisórias baixas, e os monges dormiam vestidos. Nos finais do séc.XVI, o dormitório medieval foi dividido, deixando a nave central como corredor de acesso aos quartos nas duas naves laterais.
AMARANTE (Portugal): Ponte de São Gonçalo.
Esta ponte foi reconstruída em 1782, depois de se ter desmoronado parcialmente a ponte existente, nas cheias de 1763. O projecto foi de Carlos Amarante, e abriu ao trânsito em 1790. No ano de 1791 completaram-na com quatro obeliscos, apoiados sobre esferas, que assinalam os extremos da ponte. Os pilares, com contrafortes de planta triangular, dão origem a quatro miradouros semicirculares, com bancadas em pedra.
Em 1809, esta ponte foi alvo de um acontecimento marcante, resultante das invasões francesas.