terça-feira, março 15, 2005

Castelo de Vide

Recentemente visitei Castelo de Vide.
Sem dúvida, esta é uma das mais belas vilas do nosso país.
As suas origens medievais são ainda bem visíveis no impressionante conjunto de portas ogivais e a sua importância ao longo dos séculos traduz-se no acervo de igrejas, casas nobres, fontes e judiaria, disperso pelas ruas de traçado íngreme e sinuoso.
Esta é daquelas vilas que, se bem conservada e explorada turisticamente, poderia atrair inúmeros visitantes e ombrear, nos destinos turísticos, com Óbidos.
Infelizmente, contrariamente a Óbidos, Castelo de Vide só quase por acidente é que se visita e, mais grave ainda, o seu património está a degradar-se de forma visível e incompreensível.

Não se compreende que uma vila com estas potencialidades praticamente não possua lojas de artesanato; cafés, que não façam lembrar os vulgares cafés de aldeia que proliferam nas freguesias do nosso país, e até mesmo os restaurantes se contam pelos dedos de uma mão.
É certo que a sobre-exploração turística é indesejável, mas aqui é o deserto absoluto, a desolação inexplicável.
O património abandonado, igrejas esventradas a aguardar ruína e casas medievais de que só resta a fachada, merecia melhor sorte. Não se compreende como estas casas não são recuperadas para o comércio (lojas de artesanato ou pequenos bares, como em Óbidos e até Marvão, que felizmente tem melhor sorte).
Por outro lado, o Castelo está com obras de vulto, onde o cimento é bem mais visível do que seria desejável...

2 comentários:

Anónimo disse...

Porque será que muitos espaços não são aproveitados para lojas de artesanato e bares?

Se calhar até já foram, mas tirando os tais "cafés de aldeia", o resto acaba por dar é grandes buracos às finanças dos aventureiros que tentam esse tipo de negócio nesta localidade. Para haver mercado, não se deve começar pelo comerçio para chamar pessoas...

O.B.L.

Anónimo disse...

Quanto ao património degradado, existe sim, mas também poderia mostrar algumas fotos de antes e depois de algumas das mais de 30 igrejas existentes em Castelo de Vide, e como foram recuperadas. Estando em muito mau estado de conservação, hoje tão um brinco. Resumindo o bolo é pequeno , e muita gente para o comer.