quarta-feira, setembro 14, 2011

OBRAS PRIMAS: A Anunciação

Fra Angelico (1395–1455) - "A Anunciação"
(Foto: Wikimedia Commons)

Fra Angelico, cujo nome real era Guido di Pietro, era um frade dominicano que iniciou a sua carreira como ilustrador de manuscritos. Acompanhou de perto a evolução das mais modernas técnicas de pintura do seu tempo e, como artista de sucesso, viajou muito para dar cumprimento às encomendas.
Neste retábulo, que remonta aos primórdios da pintura renascentista florentina, Fra Angelico dá-nos a sua interpretação da Anunciação do Evangelho de S. Lucas (1:26-38).
Vemos a aparição do arcanjo S. Gabriel à Virgem Maria para lhe anunciar que Ela tinha sido escolhida para ser a Mãe de Cristo. No retábulo, o arcanjo surge jovem com umas belas asas com as penas detalhadas, enérgico e excitado com a mensagem que vai entregar gesticulando com ambas as mãos. Maria, vestida com um manto azul (a cor da Virgem) com galão dourado, cruza as mãos sobre o peito em sinal de submissão.
Apesar de Angelico estar na vanguarda no seu tempo, este quadro é notoriamente dos primórdios do estilo renascentista, ainda com muitos traços do estilo gótico, como o folheado a ouro, as figuras esguias e o prado artificial de flores, que imita uma tapeçaria medieval.

2 comentários:

Gil disse...

Fra Angelico é super interessante. Vi uma vez num livro a suposta reconstrução pitoresca de uma das suas obras, passo a passo. Parabéns pelo post :)

http://the-whistleblowers.blogspot.com/

VR disse...

Obrigado!