sábado, abril 30, 2011

OBRAS PRIMAS: A Adoração dos Reis Magos

Giotto: A Adoração dos Reis Magos

Esta pintura a fresco decora o interior da Capela de Arena de Pádua, no Norte de Itália. Aqui, Giotto representa a chegada dos Reis Magos para adorar o Menino, trazendo ouro (pureza), incenso (divindade) e mirra (talvez relacionado com o sofrimento e morte de Jesus).
Giotto (c. 1267-1337) é, por muitos, considerado o pai do Renascimento italiano e o fundador da pintura moderna, muito apreciado, mesmo em vida. Segundo a documentação existente era o mais afamado pintor da sua geração.
Reza a lenda que Giotto foi descoberto por Cimabue quando, ainda rapaz, fazia desenhos das ovelhas do pai. Foi certamente discípulo de Cimabue, mas cedo se tornou autónomo e influente ao ponto de ser aclamado pelo poeta italiano Dante na “Divina Comédia”.
Nesta pintura é bem patente a sua maestria, na forma convincente como dá um aspecto tridimensional à cena, no volume das figuras, na sugestão do carácter das pessoas.
Também é visível aqui alguma infantilidade ou ingenuidade, como o camelo com olhos azuis e orelhas de burro. O abrigo não é mais do que uma mesa com pernas altas.
Os azuis estão muito estragados porque era tecnicamente impossível aplicar o pigmento (lápis-lazúli) ao estuque húmido, pelo que tinha de ser sobreposto ao estuque seco.
Curiosa a imagem da estrela que guiou os Reis Magos a não deixar muitas dúvidas de que se tratava de um cometa.

3 comentários:

Ludmila Ciuffi disse...

Linda foto, VR, os afrescos de Giotto estão entre os primeiros itens de minha lista pessoal de coisas para ver antes de morrer. Também os mosaicos de Ravena y otras cosítas más...

VR disse...

A foto da pintura não é da minha autoria. Faz parte do domínio público... Infelizmente, também não visitei ainda os frescos de Giotto :(

Ludmila Ciuffi disse...

Peninha, é uma bela foto. Quanto aos frescos (por aqui dizemos afrescos) de Giotto, pretendo ter deles fotos para mostrar ano que vem...