Raoul Hausmann, ABCD, 1923-1924
Movimento que abrange todos os géneros artísticos e expressa uma proposta niilista contra a cultura ocidental, especialmente contra o militarismo e a instabilidade social e cultural desencadeada pela I Guerra Mundial. Criado, em 1916, por Tristan Tzara (que deu o nome ao movimento), o escritor alemão Hugo Ball, o artista alsaciano Jean Arp e outros intelectuais residentes em Zurique (Suíça), o movimento Dadá foi influenciado pela revolução contra a arte convencional liderada por Man Ray, Marcel Duchamp e Francis Picabia e estendeu-se a outras cidades como Nova York, Berlim, Colónia e Paris.
Este movimento não constitui propriamente um estilo artístico mas estimula o trabalho colaborativo, a espontaneidade e o acaso na produção artística. As suas ideias, derivadas da tradição romântica, baseavam-se no apelo ao subconsciente e na crença da bondade intrínseca do homem quando não corrompido pela sociedade. Na ânsia de rejeitar os moldes tradicionais de produção artística, os dadaístas utilizaram técnicas revolucionárias, como colagens e fotomontagens, em vez da pintura e escultura propriamente ditas. Frequentemente usaram métodos artísticos e literários intencionalmente incompreensíveis, criando místicas performances teatrais e organizando escandalosas exposições. Como exemplo, o Urinol ("La Fountain") de Marcel Duchamp (1917) levantou um debate insanável sobre o que é a arte.
"La Fountain" de Marcel Duchamp (1917)
Apesar deste movimento não ter deixado uma herança imediata e uma escola formal de seguidores, todavia, devido ao seu gosto pelo non sense e pelo irracional, o dadaísmo teve um papel fundamental no desenvolvimento do Surrealismo na década de 20, especialmente na França. Foi igualmente precursor de muitos movimentos artísticos formados na segunda metade do século, como a Arte Pop, a Arte Cinética e o Fluxus, de expressões como o happening e a performance e até do Punk Rock dos anos 70.
Fontes:
- Dadaísmo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-02-13]. Disponível na www: http://www.infopedia.pt/$dadaismo
- Stephen C. Foster, Crisis and the Arts: The History of Dada
- William S. Rubin, Dada, Surrealism, and Their Heritage
Sem comentários:
Enviar um comentário