 Nos Países Baixos, no séc. XVII, contrariamente ao que sucedia na Itália, França, ou mesmo na vizinha Flandres, os pintores não recebiam encomendas para as igrejas (devido ao protestantismo) e raramente trabalhavam para os palácios. Aquilo que se encomendava, com alguma frequência, eram os retratos. Daí que grande parte das obras de pintura holandesa, deste período, sejam retratos.
Nos Países Baixos, no séc. XVII, contrariamente ao que sucedia na Itália, França, ou mesmo na vizinha Flandres, os pintores não recebiam encomendas para as igrejas (devido ao protestantismo) e raramente trabalhavam para os palácios. Aquilo que se encomendava, com alguma frequência, eram os retratos. Daí que grande parte das obras de pintura holandesa, deste período, sejam retratos.Vermeer não é excepção e praticamente todos os 36 quadros conhecidos do pintor sejam isso mesmo – retratos.
É assim um retrato o quadro recentemente leiloado deste autor pelo valor astronómico de 24,4 milhões de euros. Este valor é tanto mais astronómico dada a pequenez do quadro (sensivelmente do tamanho de uma simples folha A4), a incerteza em que esteve envolvido quanto à autoria e o tema “Jovem Sentada ao Virginal” já recorrente.
Vermeer, que durante muito tempo foi um pintor quase anónimo – o seu nome era comum na época e há vários pintores Vermeer neste período – foi descoberto pelo crítico francês Thoré Bürger, em 1866. A partir daí, o seu legado ganhou relevância e influenciou alguns artistas do século XX.
 
 
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