segunda-feira, janeiro 26, 2004

Yes, Symphonic Live


O ser humano é, por natureza, nostálgico. Todos nós, de uma forma ou de outra, recordamos momentos que consideramos dourados. Épocas em que as nossas vidas e o nosso pulsar batia ao som e ao ritmo de determinado grupo musical, realizador, escritor, etc.
Estes momentos, que nos marcam sobretudo a adolescência, teimam em manter-se vivos na nossa memória e persistem tanto mais dourados quanto mais inatingíveis ou irrepetíveis.
Aqueles a que por vezes conseguimos regressar, revelam-se na maioria dos casos decepcionantes, uma pálida sombra do passado. O que nos fazia vibrar revela-se sem graça e perfeitamente datado. Contudo, felizmente, nem sempre é assim.
Foi num impulso 'revivalista' que adquiri o DVD, posto à venda com o Diário de Notícias, “Yes Symphonic Live”. Os Yes, os King Crimson, os Genesis, os Gentle Giant eram aqueles grupos que nos anos 70 me faziam percorrer mais de uma centena de Km, para comprar álbuns importados, já que o mercado nacional era pobre e muita coisa não era editada ou reeditada. Muitas tardes passei, quase religiosamente, a ouvir vezes sem conta estes agora gastos e velhos discos.
Foi com algum temor que coloquei o DVD a funcionar, afinal corria o risco de matar essa vivência. Mas, foi com surpresa que, sem vibrar como outrora, revi com agrado os meus velhos heróis. Estes, tal como eu, já deixaram a juventude para trás, mas ainda se respira e se ouve, com alguns ressaibos de misticismo, este Rock sinfónico ou progressivo, complexo e distante da melodia fácil que tanto contestávamos na altura.

Um prazer! Recomendo a quem passou pelo mesmo :)

Sem comentários: