Desde a década de 30 do século XX que uma ampla corrente de escultores modernistas se propunha reflectir nas suas obras o próprio poder criador da Natureza. Nenhum artista terá, porém, levado tão longe esse programa como Henry Moore. Sem abandonar a vertente construtivista do modernismo, mas revitalizando-a com as influências das culturas não-europeias, nomeadamente da estatuária ameríndia, Moore reinventou a figura humana, motivo preferencial das suas esculturas. Na sua longa série de “Figuras reclinadas”, as formas maciças foram ganhando cada vez maior ritmo e recorte, com os seus espaços ocos e as suas curvas pujantes, assemelhando-se à ondulação de colinas e vales ou à rotundidade das rochas. Igualmente se foi intensificando, na sua obra, a expressão lírica ou dramática, de que é particular exemplo o impressionante grupo escultórico em bronze “Rei e Rainha”, erguido nas terras montanhosas da Escócia. Apesar do perfil esguio das figuras, pouco vulgar nos trabalhos de Moore, encontra-se nesta peça monumental o mesmo recorte, o mesmo movimento ondulatório das formas – aqui porventura mais agreste –, por onde circula a própria força dinâmica da natureza em que está inserida.
Recentemente esta escultura foi reparada devido a actos de vandalismo que cortaram as cabeças das esculturas. Sinais do mundo em que vivemos...
Recentemente esta escultura foi reparada devido a actos de vandalismo que cortaram as cabeças das esculturas. Sinais do mundo em que vivemos...
Fonte: História Nove; Maria Emíla Dinis e outros...
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