domingo, julho 04, 2004
Chanceler Rolin
Nicolas Rolin(1376?-1462), nasceu numa família burguesa. Através da tenacidade e da astúcia tornou-se Chanceler do Duque da Borgonha, Filipe o Bom. Foi um homem extremamente rico e influente, que se manteve no cargo durante mais de quarenta anos. É este homem poderoso que Jan van Eyck, o pintor da corte, retrata neste quadro.
A importância da personagem vê-se na altivez da figura, representada de joelhos, mas à mesma altura da Virgem. Na riqueza do vestuário e luxo do palácio.
O rosto é o de um homem implacável (acusado de vender Joana d'Arc aos ingleses) que tudo fazia para propiciar ao Duque o luxo que tanto apreciava, sobrecarregando de impostos os camponeses e esmagando as revoltas.
Para além deste espantoso retrato psicológico, típico da pintura flamenga, poderemos admirar, neste pequeno quadro, a paisagem urbana que se vê pela janela. Destaca-se a ponte, a catedral gótica, os vinhedos e o pulsar de todo um universo que dali se pode avistar, já que esta cidade não representa, em concreto, qualquer cidade conhecida.
Para se admirar com pormenor esta obra-prima, exposta no Louvre, basta clicar na imagem para a ampliar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Chanceler Rolin casou-se com Guigone de Salins e juntos fundaram o Hospice de Beaune que abrigou centenas de feridos de guerra e muitos doentes. Nicolas Rolin foi um benfeitor sem igual e até hoje há leilões de vinhos da região ( Borgonha) no local para arrecadar fundos para o mesmo trabalho que ele e sua esposa faziam, que era ajudar os necessitados...
Beaune é uma cidade da região de Borgonha famosa pelos vinhos!
Enviar um comentário