segunda-feira, dezembro 27, 2010

Desolation


Desolation
Originally uploaded by VRfoto

SÃO PEDRO SUL (Portugal): Serra de S. Macário.

VR Stock Photo
VRFoto
ClusterShot

sábado, dezembro 18, 2010

Castelo de Guimarães


2007_0324Guimaraes_castelo01_sp
Originally uploaded by VRfoto

GUIMARÃES (Portugal): Castelo de Guimarães (ou Castelo de São Mamede) - Séc. X.
Construído por Mumadona Dias, durante o século X, para defesa do mosteiro beneditino edificado pela condessa. O castelo foi ampliado por D. Henrique de Borgonha e D. Teresa, dois séculos mais tarde. O actual porte típico de castelo medieval português deve-se às obras no século XIV, atribuídas a D. Dinis.

Monumento Nacional, pelo Dec. de 27/08/1908 e 16/06/1910.

VMRibeiro.net
VRFoto
ClusterShot

sábado, dezembro 04, 2010

Piero di Cosimo (1462-1521)









Vénus e Marte, c.1498








Morte de Prócris, c.1510

Pintor de Florença, filho de um ourives. Ao ver o gosto que o filho tinha pelo desenho e pintura, o pai confiou-o a Cosimo Rosseli, um pintor experiente, que o apadrinhou.
Apreciava a solidão e, empenhado na sua aprendizagem, ficava tão absorto que os seus colegas tinham de constantemente repetir tudo aquilo que lhe queriam dizer.
Cosimo Rosseli apercebeu-se cedo do seu valor e frequentemente entregava-lhe tarefas de responsabilidade. Levou-o mesmo consigo a Roma para decorar a capela Sistina.
Como solitário excêntrico, era por muitos considerado um louco e pouco respeitado por isso. Pintava sem ser por encomenda e nenhuma das suas obras está datada. Em algumas pinturas é notória a influência de Botticelli, mas o seu estilo fantasioso é inconfundível nos seus quadros de temas mitológicos, ricos em pormenores extravagantes, até grotescos, razão pela qual a sua obra era muito apreciada pelos surrealistas.