domingo, abril 25, 2010

CINEFILIA: "Morangos Silvestres" de Ingmar Bergman

Morangos Silvestres - Ingmar Bergman

Suécia (1957)

O inesquecível pesadelo do professor Isak Borg...

sexta-feira, abril 23, 2010

MESTRES DA FOTOGRAFIA: Weegee (1899-1968)

Weegee (1899-1968)

Arthur H. Fellig, conhecido por Weegee, era um fotógrafo nada modesto. Quando começou a trabalhar como fotojornalista independente, procurava acontecimentos com grande impacto público, como acidentes e assassinatos, e enviava os seus trabalhos para os tablóides assinados como «Fotografias de Weegee, o famoso». Neste caso, o trabalho era tão bom como era proclamado.
Com bons contactos na polícia, tendo mesmo autorização para andar com um rádio de polícia no seu carro, chegava aos locais dos crimes e acidentes ao mesmo tempo que os agentes policiais, podendo assim colher ainda frescas as impressionantes imagens que reportava. Tornou-se, assim, o cronista mais famoso da sua época.
As suas capturas, com um flash forte, revelavam uma força inigualável na apresentação da vida mais sórdida e violenta de Nova Iorque.
Mais tarde, a partir de 1938, em contraposição a esta faceta, passou a ser fotógrafo da alta sociedade nova iorquina.

domingo, abril 18, 2010

BAÚ MUSICAL: King Crimson "I Talk to the Wind"



Para fugir à agitação dos nossos dias, não há nada como nos deixar embalar ao som do 'vento', numa doce serenidade...
Uma viagem onírica até ao final dos anos 60.

sábado, abril 17, 2010

CINEFILIA: "A Palavra" de Carl Dreyer



Uma obra-prima a meio caminho entre o cinema mudo e o sonoro, em que palavra tem o poder de dar vida...

sexta-feira, abril 16, 2010

MESTRES DA FOTOGRAFIA - Brassaï (1899-1984)

Brassaï (1899-1984)

Gyula Halász, conhecido pelo pseudónimo de Brassaï (derivado de «Brasso», o local do seu nascimento) foi um autodidacta. Estudou em Budapeste e Berlim. Em 1924 foi para Paris como jornalista e apenas começou a fotografar em 1929, já quando acompanhava o seu compatriota André Kertész.
Em 1932 publicou o famoso livro Paris de Nuit, que mostra o seu trabalho pioneiro e perspicaz sobre a vida nocturna de Paris. O virtuosismo do seu trabalho com pouca luz e com recurso a materiais de relativa baixa sensibilidade tornaram-se uma fonte de inspiração constante para aquilo que se designou a "nova objectividade".

domingo, abril 11, 2010

CINEFILIA: "Ladrões de Bicicletas" de Vittorio De Sica



Ladrões de Bicicletas - Vittorio De Sica
Itália (1948)


Na boa tradição do neo-realismo italiano, este filme memorável de Vittorio de Sica conta-nos uma história simples de um trabalhador cujo emprego depende de uma bicicleta...